O que fazer em um dia na Cidade de Bananal?

Primeiramente é importante saber que a aconchegante e histórica cidade de Banal está situada na região leste do estado de São Paulo, divisa com o estado do Rio de Janeiro, e aqui vou te dar de antemão uma ideia do que fazer em um passeio de um dia nesta encantadora cidade do período colonial.

O município guarda muitas histórias em seus monumentos, casarões e fazendas, e está bem próximo a Capital do RJ, a mais ou menos 2:30hs de viagem, sendo assim, você pode facilmente curtir esse lugar rico em cultura em um passeio de um dia.

Durante o ciclo cafeeiro, Bananal experimentou o esplendor de ser uma das cidades mais ricas do Brasil, sendo que com a decadência da economia do café, as fazendas logo depois focaram na produção leiteira.

Em Bananal, os turistas podem conhecer lindas cachoeiras do Parque Ecológico Bananal, passear por fazendas preservadas, visitar o centro histórico e dessa forma sentir a paz do interior.

Igualmente é possível encontrar artesanato de barbante e produtos típicos das fazendas no centro histórico.

Hoje em dia, o município é habitado por moradores de distintas regiões, que carregam os seus valores e tradições, sendo o turismo a atual vocação de Bananal, que conta com algumas fazendas do período de ouro do café abertas a visitação.

Aqui vai nossa sugestão de um roteiro de um dia na região

  • Visitar a Fazenda Loanda

Uma das mais belas e igualmente bem conservadas fazendas da região, produzia cana-de-açúcar bem como anis, milho e outras culturas de subsistência. Atualmente decorada com belíssimos móveis (principalmente franceses), quadros, cristais e porcelanas; todos os objetos de muito bom gosto e que remetem aos períodos áureos do café na região.

  • Visitar a Fazenda Coqueiros

Foi construída em 1855 pelo casal Major Cândido Ribeiro Barbosa e Joaquina Maria de Jesus. Permite-se a visitação à fazenda que mantém intacta sua estrutura conjuntamente com peças do século XIX e da escravidão, mantendo ainda mais suas senzalas, moinhos e banheiro como antigamente. O turismo da fazenda é voltado para o turismo histórico bem como cultural e pedagógico, juntamente com o turismo místico que se desenvolveu com a demanda existente, já que a religião dos escravos tem um peso muito grande na região.

  • Centro Histórico

Caminhando pelo centrinho, de tão perto uma praça da outra, você consegue percorrer diversas instalações, bem como o Aguiar Valim, a Estação Ferroviária, a Igrejas da Matriz do Rosário e Boa Morte, juntamente como outros tantos locais de interesse como o Coreto, preservado da mesma forma até os dias de hoje, sem contar ainda com a maravilhosa arquitetura colonial local.

  • Visitar Fazenda Vista Alegre

Esta fazenda simultaneamente também funciona como um hotel , e já foi uma das mais ricas do ciclo do café no século XIX e hoje preserva a sua história através de sua beleza arquitetônica no estilo colonial. O início de sua construção foi datado em 1780, no período do Brasil Colônia. Ela já foi cenário para diversas produções cinematográficas e televisivas, tais como: O Casarão (1976), Dona Beija (1986), O Coronel & O Lobisomem (1995), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Beleza Pura (2008), Saramandaia (2013), O Prisioneiro da Liberdade (2019); além de produções internacionais como a série Equador (2008), da emissora TVI, de Portugal.

É muito importante entrar em contato com antecedência para marcar as visitas as fazendas, pois nem todas estão abertas a visitação a todo tempo, assim você não corre o risco de encontrar alguma fazenda fechada.

E ai? gostou do nosso roteiro de um dia pelas fazendas históricas do Bananal?

Nós temos excursões com guias a essas fazendas com saídas desde Rio de Janeiro, caso queira conhecê-las com mais profundidade e de uma forma mais confortável, com alguém que te explique tudo e já conheça o caminho

Só entrar em contato com a gente!

Voyager Club / Viandar, Mais que viagens

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe um comentário