O que é uma eclusa? Conheça fazendo o passeio nas eclusas do Tietê!

Você sabe o que é ou já ouviu falar em uma eclusa? Venha fazer o passeio nas eclusas do Tietê, uma importante atração da cidade de Barra Bonita.

Mas, antes de mais nada, saiba o que é uma eclusa. Para quem nunca viu ouviu falar, Eclusa consiste em obra de engenharia hidráulica, da qual permite que as embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis. As eclusas também são comumente utilizadas como dispositivos de transposição para peixes em barragens.

beach bg - Voyager Club
  • Eclusas do Rio Tietê – Como funcionam

Nesse sentido, as Eclusas funcionam como um elevador para embarcações, quando é necessário subir o rio, as embarcações entram por uma comporta, da qual recebe águas até elevar ao nível da camada superior da represa, assim a embarcação pode continuar a navegar,

Quando é necessário descer, as embarcações entram pela comporta e a Eclusa é então esvaziada até chegar ao nível inferior do rio, permitindo que a embarcação prossiga.

As Eclusas do Rio Tietê são ao todo oito, em 6 barragens do rio, sendo elas: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava (2 eclusas) e Três Irmãos (2 eclusas).

Depois o rio desagua no Rio Paraná, na Região da cidade de Ilha Solteira. Ao somarmos a extensão do Rio Tiete e Rio Paraná são cerca de 2.400 km de navegação.

  • Eclusa do Tietê mais famosa-Barra Bonita

A mais famosa barragem do Rio Tietê e também a primeira da América Latina a ser explorada turisticamente, é Barra Bonita que possui 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível máximo.

Sua operação viabiliza a manutenção da navegação fluvial, da Hidrovia Tietê-Paraná, reduzindo assim o custo do transporte da produção de uma região para outra, além disso estimula o turismo local.

Barra Bonita fica a 302 quilômetros da Capital, e o passeio de eclusa pelo rio Tietê é a sua principal atração, nela as embarcações sobem o rio em direção à usina hidrelétrica.

O passeio tem duração de duas (sem almoço) a três horas (com almoço). Os roteiros mais longos percorrem 15 km de rio: para cima, atravessam a eclusa e vão até a confluência do Tietê com o Rio Piracicaba.

Na opção mais curta, a embarcação apenas sobe e desce a eclusa, retornando para o porto.

A paisagem é surpreendente, por todo o trajeto é possível observar: pássaros como patos e garças, peixes pulando e também sendo fisgados pelos pescadores na margem do rio, assim como 40 quilômetros de praias as margens.

  • Aproveitando outros Passeios em Barra Bonita

Depois de usufruir de um ótimo Passeio das Eclusas de Tietê, você também pode aproveitar o que Barra Bonita tem a oferecer. Então, confira em seguida alguns pontos turísticos.

  • Estação de Psicultura

Ao lado da barragem de Barra Bonita, também existe uma estação de piscicultura que mostra como é feita a criação de peixes para repovoar, manter e equilibrar ecossistema do rio, turistas podem visitar, desde que agendem a visita previamente e sejam acompanhados por um técnico responsável.

  • Memorial do Tietê

O Memorial do Tietê instalado no centro da cidade, também é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse importante rio, nele existe um grande acervo, com fotos, livros, maquetes, peças de embarcações e outros itens que contam um pouco da história do rio e das populações ribeirinhas. E, se você desejar saber mais sobre a cidade, basta ir ao Museu Histórico Luiz Saffi.

  • Ponte Campos Salles

A Ponte Campos Salles liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê, toda feita de aço, sua beleza se destaca a noite, quando está iluminada. Então, não deixe de visitar um dos patrimônios mais bonitos da cidade de Barra Bonita.

Há também outras atividades em Barra Bonita que podem ser aproveitadas após o passeio, uma ida a Praça do Teleférico na orla Turística, Minicidade da Criança que fica às margens do Rio tietê na Praça da Juventude, Museu Municipal Luiz Safari, Praça do Artesanato, Memorial do Rio Tietê, Barra Bonita Shopping e Igreja Matriz São José.

  • Como chegar em Barra Bonita

Confira as principais distancias de Barra Bonita

São Paulo ………………………………………………… 290 km
Curitiba …………………………………………………… 485 km
Rio de Janeiro ……………………………………………. 722 km
Belo Horizonte …………………………………………… 750 km
Rio Claro …………………………………………………. 151 km
Bauru ………………………………………………………. 82 km
Sorocaba …………………………………………………. 210 km
Campinas …………………………………………………. 235 km
Ribeirão Preto ……………………………………………. 185 km
Bragança Paulista ………………………………………. 300 km
Piracicaba ……………………………………………….. 116 km

Saindo de São Paulo, você pode pegar a rodovia Castelo Branco, até o km 210 onde se pega a Rodovia Marechal Rondom até a saida 334.

Depois deverá pegar outra estrada que leva para Barra Bonita, passando pela cidade de Igaraçu do Tiete.

Outra opção é ir de ônibus ou até mesmo optar por uma excussão. E se vier de longe, saiba que é melhor se hospedar em Barra Bonita do que viajar por horas seguidas, existem várias opções de hospedagem e muitas são localizadas próximo a saída dos barcos.

E, então, está pronto(a) para conhecer as Eclusas do rio Tietê. Saiba mais a respeito sobre o passeio, clique aqui.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe um comentário