O que é Alter do Chão?

Após ganhar fama mundial por ter sido eleita um dos mais belos destinos de praia no Brasil pelo jornal The Guardian, Alter do Chão no Pará, ganhou grande popularidade.

E não é à toa, afinal Alter do Chão possui praias com cenários fantásticos, cercada água doce dos rios Tapajós e Arapiuns, cercado pelo intenso verde amazônico que rodeia suas praias.

Além disso, esse local conta com uma culinária espetacular, bancos de areia brancos e lindas florestas encantadas.

Então, para garantir que essa incrível viagem faça parte das suas descobertas, trouxemos um roteiro, com as melhores praias a visitar, opções de passeios, como chegar e qual a melhor época para ir.

Confira a seguir, tudo sobre Alter do Chão, um dos grandes paraísos que o Pará possui.

Qual a melhor época do ano para visitar Alter do Chão?

Como a região muda completamente de paisagem a depender do volume de chuvas como resultado da época do ano.

O melhor período para quem deseja visitar as praias é no verão amazônico, que compreende agosto a setembro na temporada seca.

Por outro lado, se o seu intuito são os passeios de barco, a melhor época será de janeiro a julho, na temporada de chuvas durante o inverno amazônico. Todavia, o ano inteiro apresenta belíssimas paisagens.

Mas, como a maioria dos visitantes procura pelas praias, nesse período Alter do Chão além de mais cheio também possui hospedagens mais caras.

Mas, nada que uma reserva com antecedência e uma boa programação não resolvam.

Outro período, que tem alta no número de turistas é durante a Festa do Sairé e o Festival dos Botos, dos quais são rituais tradicionais, religiosos e folclóricos que ocorrem em dias diferentes anualmente, sempre no mês de setembro.

Onde fica Alter do Chão?

Alter do Chão na realidade é uma vila que faz parte do município de Santarém, no Pará, com pouco mais de 6000 habitantes está localizada a 1350 km da capital Belém, assim fica distante apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM).

Alter do Chão é o lugar perfeito para os turistas que desejam conhecer as belezas do Rio Tapajós e Rio Arapiuns.

Como chegar a Alter do Chão?

A vila de Alter do Chão fica apenas 34 km de distância do Aeroporto de Santarém (STM), desse modo, voos chegam diariamente com saída de Belém, Manaus e também Brasília.

A partir dessas três cidades existem voos diretos, mas, caso esteja em outras cidades, basta pegar uma conexão para chegar até Santarém

Antes de seguir viagem, a depender das conexões também vale a pena parar para conhecer outros lugares como Belém ou Manaus.

E quem está em Belém ou Manaus pode fazer o percurso de barco até Santarém, saindo de Belém serão três noites e de Manaus duas noites de viagem.

O custo pode variar em conformidade com a rota e também a acomodação escolhida, que pode ser rede, rede com ar, camarote sem banheiro e suíte com banheiro.

Como ir de Santarém a Alter do Chão?

De Santarém para Alter do Chão, o trajeto mais comum é por via terrestre em estrada alfastada, o percurso todo pode ser feito de táxi, transfer particular ou ônibus comum, seu trajeto possui 34 km.

Saiba quantos dias ficar em Alter do Chão

Outra dúvida comum em relação a Alter do Chão é saber quantos dias ficar ao certo, como são muitas atrações e incontáveis praias neste maravilhoso lugar fica difícil se programar em pouco tempo.

Assim quanto mais dias ficar melhor, desse modo, você poderá conhecer todos os arredores de Alter do Chão, assim como: igarapés, lagoas, igapís, florestas e até mesmo comunidades ribeirinhas.

Dessa maneira, para aproveitar tudo que o local tem a oferecer com calmaria você pode ficar uma semana por lá, e, assim conseguirá conhecer as principais praias como a Praia da Ilha do Amor, visitar a Floresta Nacional dos Tapajós e fazer tour pelos canais.

O que fazer em Alter do Chão?

Os dias em Alter do Chão são dedicados a passeios que levam a praias, rios, lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés e canais que são a síntese da beleza da região.

O ideal ao chegar em Alter é conhecer um pouquinho de cada paisagem desse incrível lugar.

Durante a noite, muitos turistas aproveitam para saborear as iguarias nos restaurantes da vila.

Durante o dia, as praias são os lugares perfeitos para descobrir a imensa riqueza de Alter do Chão.

  • Ilha do Amor

A praia mais popular de Alter do Chão é a Ilha do Amor, ela fica bem de frente para vila e nos finais de semana fica muito cheia.

Contudo, durante a semana a praia é tranquila e chega até mesmo a ser deserta, perfeito para quem gosta de praias com infraestrutura já que lá você encontra muitos quiosques e serviços tais como o aluguel de caiaques.

Morro da Piraoca

Em meio a vegetação amazônica temos o Morro da Piraoca, o maior morro da região, onde você tem uma visão de 360º de todos os arredores de Alter do Chão.

Sua subida é muito tranquila, da Ilha do Amor você pode seguir uma trilha que em menos de uma hora a pé você chega ao morro.

De lá é possível ver Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e o imponente Rio Tapajós, e toda Alter do Chão.

Por fim, também aproveite para fazer passeios de barco e lancha e conferir todas as praias e os quiosques da região assim como a região do Encontro das Águas, uma ida ao Lago Preto, e, não perca a oportunidade de dançar carimbó, uma dança típica da região.

Todos os anos, nós da Voyager / Viandar organizamos uma viagem com guia acompanhante, com tudo oque você precisa para conhecer esse maravilhoso lugar sem esquentar a cabeça com nada!

Vem com a gente!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe um comentário