Conheça animada festa italiana da polenta no Espírito Santo!

Um verdadeiro pedacinho da Itália no Espírito Santo, é assim que podemos definir a Festa da Polenta no Espírito Santo, mais especificamente em Venda Nova do Imigrante.

Mais de 60 mil pessoas são atraídas todos os anos, saem de lugares de todo o país para participar dessa incrível celebração que homenageia a cultura italiana.

Festa da Polenta ocorre anualmente nas primeiras semanas de outubro, essa celebração é promovida pela AFEPOL (Associação da Festa da Polenta).

  • Onde acontece a Festa da Polenta no Espírito Santo?

Localizado na região Sudeste do Brasil, temos Venda Nova do Imigrante, um município do interior do estado do Espírito Santo, que fica entre as Montanhas Capixabas e a Região dos Imigrantes.

Essa charmosa cidade foi colonizada por imigrantes italianos por volta de 1892, e sua cultura até hoje permanece viva em seus descendentes e na vida da comunidade vendanovense. Prova disso é a Festa da Polenta, uma típica festa italiana, muito animada por sinal.

  • História da Festa da Polenta

Mas, afinal, como surgiu a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante no Espírito Santo?

Foi em 1979 que aconteceu a primeira Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante, organizada pelo Padre Cleto Caliman, a comemoração foi realizada em uma estrutura improvisada no pátio do Colégio Salesiano (que hoje é se chama Fioravante Caliman).

Na primeira Festa da Polenta, além da missa característica marcante do evento, teve também a participação do Coral Santa Cecília.

Segundo o Padre a ideia de fazer a Festa da Polenta surgiu por acaso, ao participar da primeira Festa da Polenta em Alfredo Chaves, ele teve a ideia de fazer o mesmo em Venda Nova do Imigrante, assim em 1979 houve a primeira festa que teve continuidade até os dias atuais.

Hoje a Festa da Polenta conta com uma grande infraestrutura, são mais de 1.500 voluntários envolvidos em toda a sua organização.

Essa animada festa reúne comidas italianas típicas, coral, muita música e dança, assim como um importante desfile para coroação de princesas da Festa da Polenta.

Desse modo, esse importante evento a cada edição ganha mais visibilidade e destaque, sendo o momento perfeito para você conhecer essa incrível cultura da região.

Além disso, se optar por conhecer Venda Nova do Imigrante saiba que muitas outras atividades e pontos turísticos lhe esperam.

Com uma incrível arquitetura influenciada em seus imigrantes europeus, o roteiro que Venda Nova do Imigrante possui é cativante, aliás, há também a gastronomia que é um outro grande destaque da região.

Venda Nova do Imigrante é conhecida também como a capital do agroturismo, sendo ideal para você conhecer produtos para degustação da região como café, queijos ,cerveja artesanais, vinhos, cachaças, morangos, orquidários e entre outros.

Mas, o seu grande destaque realmente é a Festa da Polenta, que ocorre anualmente em outubro, essa comemoração conta com o Desfile do Queijo Gigante, muitos shows nacionais e o famoso Tombo da Polenta, onde um imenso caldeirão cheio de polenta é virado em uma forma para então ser servido aos visitantes.

  • Onde ficar em Venda Nova do Imigrante?

Confira a seguir algumas possibilidades de hospedagem para você repousar em Venda Nova do Imigrante no Espirito Santo.

Pousada Bela Aurora
Vivendas (9) com frigobar, telefone, TV LCD e internet wi-fi

Telefone: 28 3546 6197

E-mail: [email protected]

Pousada Paraná
Rod. BR 262, Km 107 – Bananeiras / VNI

Telefone: 28 3546 3381/ 28 99965 8151

Hotel Solar do Imigrante
Apartamentos com café da manhã, área de lazer com piscina, sauna e churrasqueira.

Av. 29 de julho 2131 – BananeirasTelefone: (28) 3546 3936

Sítios para Aluguel:

Casa de Campo Arcobaleno
BR 262, km 98 (mais 4 km de estrada de fácil acesso)

Caxixe (a 9 km do Centro)

Telefone: (27) 99977 8094

Chalés Greco
Rod. dos Produtores km 03 – Alto Viçosa

Telefone: (27) 99901 8314

Se animou para conhecer a Festa da Polenta? Não perca a oportunidade de participar da homenagem dessa importante cultura, programe-se para a festa em outubro desde já.

Nós da Voyager temos viagens organizadas e com guia acompanhante ao Espirito Santo, com a festa da Polenta incluída também!
Vem com a gente curtir essa festa com a preocupação de só se divertir!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe um comentário